CEMIB - Nossa história


voltar


Em 15/02/1979, foi inaugurado o Biotério Central da Unicamp, para que os pesquisadores das diversas áreas das ciências biológicas e biomédicas da universidade pudessem ter acesso a animais de experimentação de qualidade. O biotério funcionou como uma unidade básica de produção de animais poralgum tempo, mas as necessidades da comunidade científica da Unicamp cresciam.

No ano de 1985, a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP) iniciou o programa CEMIB – Centro Multi-Institucional de Bioterismo, com a idéia de contemplar as crescentes necessidades de pesquisadores e sociedadescientíficas da Unicamp. Essas necessidades exigiam uma readequação do espaço físico dos biotérios, instalação de rotinas de controle de qualidade animal e treinamento de pessoal, uma vez que as publicações nacionais e internacionais não estavam reconhecendo e aceitando os trabalhos científicos devido à utilização de modelos animais inadequados.

Desse modo, com a instalação do programa, o Biotério Central da Unicamp passou por reformas estruturais e instalou os programas de controle necessários, contando com o auxílio de um corpo de técnicos, professores e cientistas que pudessem fornecer sua contribuição na melhoria dos serviços prestados. Em 14/11/1989 foi criada a denominação CEMIB/UNICAMP, segundo a Deliberação do CONSU-A 31/89. Ainda em 1989, a Unicamp muniu-se da capacidade de treinamento de pessoal do CEMIB e, em parceria, foi criada a carreira de Técnico em Bioterismo. Essa capacitação prevê a contratação de estagiários remunerados e sua conseqüente capacitação na área de Ciência em Animais de Laboratório, formando, portanto, técnicos em bioterismo ao final do projeto.

Inicialmente, o programa considerou a participação de três Instituições Paulistas de Ensino e Pesquisa: a Universidade de São Paulo (USP), a Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) que deveriam desenvolver, de acordo com suas vocações, tecnologias de produção de Animais de Experimentação com qualidade, segundo critérios estabelecidos Internacionalmente.
A partir de 1990, o CEMIB implantou o Conselho Científico, formado por profissionais de inúmeras áreas de pesquisa científica da Unicamp. Esse conselho passou a participar ativamente da consolidação da atividade científica dentro do próprio Centro, uma vez que é formado por membros de diversas unidades de ensino e pesquisa usuárias dos serviços do CEMIB.

A partir da conversão do Biotério Central em Centro de Bioterismo, inúmeras tecnologias já utilizadas em outros países tiveram de ser incorporadas e melhoradas pelo CEMIB, visando produção de animais livres de patógenos específicos, com procedência genética garantida, etc. Assim sendo, o CEMIB acabou por se tornar um grande Centro de desenvolvimento tecnológico e científico dentro da Unicamp. Para que esse objetivo pudesse ser atingido em sua plenitude, o fundador do CEMIB, Prof. Dr. Humberto de Araújo Rangel, estabeleceu programas de pesquisa em convênios internacionais com países que possuíam a tecnologia em criação de animais de experimentação de qualidade.

 

retorna


 

CEMIB – Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência em Animais de Laboratório - UNICAMP