EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS - CEMIB/UNICAMP - EMU CIENTÍFICO/FAPESP


voltar

Pesquisador Responsável:
Prof. Dr. Marcelo Alves da Silva Mori

Coordenador Central Multiusuária:
Dr. Luiz Augusto Corrêa Passos

Vice-Coordenadora:
Dra. Daniele Masselli Rodrigues Demolin


A Central Multiusuária do CEMIB dispõe de um conjunto de equipamentos para a utilização nas rotinas de prestação de serviços, já estabelecidas no Centro, e que compõem o desenvolvimento das atividades dos laboratórios de Controle de Qualidade de Saúde Animal (LCQSA), Controle Genético (LCG) e Laboratório de Criopreservação e Reprodução Assistida (LabCrio).

As regras de utilização compreendem agendamento, comunicação prévia e comprovação de conhecimento técnico para operar o equipamento. O usuário pode, alternativamente, solicitar o apoio de técnicos capacitados do CEMIB.

Em quaisquer dos casos, os interessados deverão respeitar o que segue:


Horários de funcionamento: das 9:00hs às 17:30hs.

Acesso aos espaços, serviços e equipamentos: mediante agendamento prévio em planilha específica.

Atendimento pelos técnicos: mediante agendamento e escalas de serviços dos profissionais.

Recepção dos animais para alojamento: mediante comunicação prévia e disponibilidade de espaço. É indispensável o agendamento.

O Comitê Gestor da Central Multiusuária é formado pela Diretoria do CEMIB (Diretor e Diretor Associado, Diretor Científico e Tecnológico), responsáveis pela coordenação do plano gestor da Central Multiusuária e com a interlocução do Pesquisador Responsável e do Conselho Científico.
A solicitação pelos serviços oferecidos pelo Centro deverá ser enviada previamente ao e-mail emucemib@unicamp.br, contendo as seguintes informações: dados do solicitante, e-mail, telefone de contato, perfil de serviço desejado, data pretendida.
A partir desta solicitação, a área orçamentária do CEMIB (vendabio@unicamp.br) encaminhará ao usuário uma Proforma com os custos de cada serviço. Mediante a confirmação, serão realizados os agendamentos com os respectivos laboratórios. Estas propostas serão discutidas com o CONSTEC e, quando necessário, com o Comitê Gestor.

EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS:
Ultrafreezer vertical -86°C: congelamento de amostras biológicas obtidas de animais, tais como: DNA, RNA, tecidos, órgãos, células, vírus, bactérias, sangue e derivados, plasmídeos.
QuantStudio™ 7 Flex Real time PCR: genotipagem de novos modelos desenvolvidos e a identificação de patógenos por: qPCR, genotipagem por SNP’s, análise de perfil genético, PCR digital, multiplex-PCR, curva de melting (high resolution melting), expressão gênica e a quantificação da carga viral.
NextSeq® 550 Sequencing System: sequenciamento, de última geração, de amostras de DNA de agentes infecciosos, de amostras de DNA de linhagens mutantes e geneticamente modificadas e na análise de primers, e na análise de microbiota intestinal.
Microscópio Axio Observer 7: Microscópio invertido para imagens multimodais e de super-resolução de espécimes vivos e fixos e estruturas.
Microscópio invertido para fertilização in vitro: desenvolvimento de animais geneticamente modificados (transgênicos, knock-out, knock-in). Essencial em técnicas como a microinjeção; recombinação homóloga por injeção de células modificadas em blastocistos, stem-cells, edição gênica pela técnica CRISPR-CAS9, ICSI (injeção intracitoplasmática), entre outras.
Sperm Class Analyzer System: realização de técnicas de reprodução assistida, através análise de sêmen para diversos parâmetros como motilidade, concentração, morfologia, fragmentação de DNA, vitalidade, acrossomos e leucócitos.
VITEK 2 Compact 60: identificação microbiana, banco de dados de identificação. Detecção de microrganismos (Gram positivos, Gram negativos, Leveduras, Neisseria, Haemophillus, Anaeróbios, Corynebacterium. Antibiograma de amostras clínicas, e identificação de microrganismos multirresistentes a drogas (MDRO).
Eletroporador AAF-1003B: transfecção de células tronco com DNA, RNA e complexos riboproteicos para CRISPR-Cas9 (tipo de célula: célula tronco embrionária de camundongo).
Incubadora Multigás: manutenção de culturas celulares, manutenção e cultivo de embriões e em protocolos de reprodução assistida.
Cabine de Biossegurança Biológica Classe II A2: manutenção de segurança dos embriões durante sua manipulação.

topo

 

CEMIB - Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência em Animais de Laboratório - UNICAMP