EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS - CEMIB/UNICAMP - EMU - PMP – FAPESP/2023


voltar

Pesquisador Responsável:
Prof. Dr. Marco Aurélio Ramirez Vinolo

Coordenador Central Multiusuária:
Dra. Daniele Masselli Rodrigues Demolin

Vice-Coordenadora:
Dra. Andréia Ruis Salgado


A Unidade de Criação e Experimentação de Animais Axênicos do CEMIB/UNICAMP dispõe de um conjunto de equipamentos para o alojamento e manutenção de linhagens axênicas mantidas em condições de barreira máxima e controladas. Como uma Central Multiusuária, o CEMIB também dispõe de rotinas de prestação de serviços e que compõem o desenvolvimento das atividades dos laboratórios de Controle de Qualidade de Saúde Animal (LCQSA), Controle Genético (LCG) e Laboratório de Criopreservação e Reprodução Assistida (LabCrio).

As regras de utilização compreendem: agendamento, comunicação prévia e comprovação de conhecimento técnico para operação do equipamento.

Os interessados nestes programas deverão respeitar o que segue:


Horários de funcionamento: das 9:00hs às 17:00hs.

Acesso aos espaços e serviços: mediante agendamento prévio em planilha específica.

Acesso aos equipamentos: em se tratando de área de barreira máxima, o acesso será restrito. As solicitações serão avaliadas e discutidas pela Direção e pelo Comitê Gestor.

Atendimento pelos técnicos: mediante a escala de serviços dos profissionais envolvidos nesta Unidade.

Recepção dos animais para alojamento: mediante comunicação prévia e disponibilidade de espaço. É indispensável o agendamento.

O Comitê Gestor desta Unidade é formado pela Diretoria do CEMIB (Diretor e Diretor Associado, Diretor Científico e Tecnológico), responsáveis pela coordenação do plano gestor, com a interlocução do Pesquisador Responsável e do Conselho Científico.
A solicitação pelos serviços oferecidos pelo Centro deverá ser enviada previamente ao e-mail exclusivo emupmpcemib@unicamp.br, contendo as seguintes informações: dados do solicitante, e-mail, telefone de contato, perfil de serviço desejado, data pretendida.

EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS:

Centrifuga refrigerada: Rotinas de técnica moleculares. Ideal para extração de DNA, RNA, REAL-TIME PCR.

Incubadora microbiológica: Rotinas de certificação microbiológica dos animais, insumos e amostras biológicas.

Robô de desinfecção por peróxido de hidrogênio: Garantir a desinfecção de ambientes de barreira máxima e salas de criação animal.

Microscópio ótico: Rotinas de microbiologia, parasitologia, esfregaços e amostras.

Lavadora ultrassônica: Utilizada para limpeza de materiais de laboratório, bebedouros, tampas, bicos e outros para garantir a eficiência nos processos de lavagem e otimizar os recursos operacionais.

Unidade isoladora com acessórios – 4 unidades: Manutenção de modelos animais em barreira máxima e condições controladas

Isobox: Manipulação de materiais e insumos em condições assépticas e controladas. Projetado para permitir a manipulação de materiais em um ambiente especificado oferecendo as possibilidades de pressão positiva (bioexclusão) ou negativa (biocontenção). Possui estanqueidade e filtração absoluta (HEPA), porto de passagem permitindo a conexão com isoladores. Os portos são estilo eclusa com duas portas independentes.

Módulo de troca: Equipamento empregado no manuseio dos animais e no manejo das colônias axênicos. Permite, também, a manipulação de materiais biológicos (insumos e amostras), impedindo sua contaminação por agentes externos e proporcionando altos índices de proteção aos animais, ambiente e operador. O equipamento fornece Bioexclusão, protegendo a integridade sanitária do material ou animal que está sendo manipulado.

Pass-through: Confeccionado em alumínio, PVC e aço inox, atende aos mais rigorosos processos em que o trânsito de materiais exige total segurança, atuando como uma barreira entre ambientes com eficiência e eficácia, garantindo a transferência segura de materiais, amostras e instrumentos de um ambiente controlado para outro. O equipamento possui um porto de passagem em ambos os lados do corpo principal, permitindo para entrada e saída de materiais entre as áreas de acesso e de trabalho. Confere grande versatilidade aos processos em que o manuseio de amostras e animais deve, obrigatoriamente, ser produzido com total segurança, pois o porto de passagem permite a conexão direta de cilindros de 450 mm e de 300 mm por meio de luvas de conexão, bem como o acesso direto a portos de passagem de isoladores rígidos e flexíveis e a módulos de transporte de materiais esterilizados.

Rack ventilado – 4 unidades: Equipamento para o alojamento dos animais em experimentação. O equipamento é projetado especialmente para animais axênicos, oferecendo tripla filtragem de ar na entrada e filtração absoluta na entrada e saída de ar. Tem capacidade para 64 mini- isoladores selados que mantém a estanqueidade mesmo fora do equipamento. Possui dispositivo de conexão que permite o monitoramento à distância.

Módulo inoxidável para acomodação de cilindros estéreis: Módulo dedicado ao armazenamento de cilindros de inox para isoladores na área de trabalho e/ou em estoque. Estrutura em aço inoxidável, de altíssima durabilidade, com dimensões de 2.000 mm de comprimento, 700 mm de profundidade e 2.000 mm de altura. Possui rodízios de 5 polegadas cada, dotados de freio, todos em aço inoxidável e com rodas em nylon, conferindo mobilidade facilitada e alta segurança ao operador. Projetado especialmente para a acomodação dos cilindros de inox comumente utilizados em isoladores, apresentando cavidades exclusivas que oferecem acomodação segura para até 16 cilindros.

Autoclave – 2 unidades: Esterilizador automático a vapor saturado elétrico, do próprio equipamento, com vácuo pulsante (bomba de vácuo de 4 cv), utilizado para esterilização e secagem de instrumentais, e utensílios empacotados ou não, como tecidos, luvas, líquidos, ração animal e vidraria.

topo

 

CEMIB - Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência em Animais de Laboratório - UNICAMP