Laboratórios - Controle Sanitário - Controle de Qualidade Animal


voltar


O Laboratório de Controle de Qualidade Sanitária do CEMIB/UNICAMP cumpre com um programa de monitoramento sanitário das colônias de camundongos e ratos do CEMIB/UNICAMP e de outras Instituições Brasileiras e da América Latina.


O Laboratório faz parte do "ICLAS Laboratory Animal Quality Network", um programa estabelecido desde 2006, como iniciativa do ICLAS e laboratórios envolvidos com monitoramento sanitário e genético. Este programa de Avaliação dos laboratórios de diagnóstico (PEP Program - Performance Evaluation Program for Diagnostic Laboratories) tem como objetivo principal monitorar a sensibilidade e especificidade dos testes adotados no monitoramento sanitário de colônias de animais de laboratório.

Neste programa são utilizados diferentes métodos de diagnóstico para detecção de agentes patogênicos primários e secundários oportunistas como parasitos, vírus, bactérias e fungos dermatófitos em colônias de roedores utilizados como modelos na experimentação animal. Diante da introdução de novas colônias de linhagens de camundongos geneticamente modificados (transgênicos e knockouts) tornou-se necessário a implementação no uso de novas técnicas de diagnóstico de microorganismos emergentes e re-emergentes.

Serviços:

Para Procedimento de Submissão de Animais, Amostras Biológicas, Lista de Agentes Pesquisados e Painéis de Monitoramento Sanitário de Ratos e Camundongos, entre em contato por este e-mail



Equipe:

Daniele M. R. Demolin

Josélia Cristina de Oliveira

Silvio R. C. dos Santos

Clarice Y. Minagawa

Euma da Cunha Ramos

Jhenifer Alves de Camargo



Contato - Controle de Qualidade Sanitária

(19) 3521-8272

(19) 3521-8273

 

Links Interessantes:

FELASA

Charles Rivers

Idexx

 

CEMIB – Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência em Animais de Laboratório - UNICAMP